Assista videos sobre irisdiagnose

Loading...

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

O que é a Iridologia?

Etimologicamente, seria o estudo das íris.

No entanto, sabemos que se trata de algo mais do que isso.

Dentro da Iridologia, não estudamos a íris para saber como se estrutura anatomicamente e podemos dizer que quase não necessitamos saber sua histologia. Não necessitamos conhecer a íris para saber quando é que esta está são ou quando está doente.

Na realidade, a Iridologia estuda a íris, (a parte colorida; o segmento anterior pigmentado do olho), para conhecer o estado de saúde de outras partes do corpo, servindo-nos de uma série de sinais que, ante as desordens orgânicas, ficam evidentes.

A Iridologia, é pois uma “arte” muito antiga, conhecida por Moisés e por Hipócrates, por Paracelso e tantos outros ilustres homens da história, que, sem exigir comprovações de corte rigoroso, sabiam de sua veracidade e de sua exatidão, na hora de brindar-nos informações sobre o “estado de saúde” das pessoas.

Podemos dizer também, que a Iridologia é ciência e é arte, porque é um conjunto de conhecimentos ordenados que exige do praticante, a destreza da interpretação.

Mas, na hora de precisar,...que é a Iridologia?,...vamos encontrar definições muito simples e, também, encontraremos aquelas que, sendo mais extensas e mais completas, parecem mais complicadas.

Se queremos saber o que é o que pensa a Medicina Oficial sobre a Iridologia, e buscamos no dicionário médico Larousse, nos encontraremos com uma definição um quanto mais “cuidadosa”:

“a Iridologia, É uM método de diagnóstico, que se apoIa sobre uM reconHEcimento minuciosO dA ÍRIS.

De discutida CREDIbilidadE, este método se basEIA eM uMa teorIa que afirma que existe uMa correspondÊncia entre os diferentes estados patológicos E os detalHes da estrutura dA ÍRIS.”

O chileno Manuel Lazaeta Acharan, define à Iridologia como:
“UMA CIÊNCIA, QUE TEM POR objetivo O estudo dA Íris, para descObrir nelAs, as características orgÂnicas de uMa peSsoa.”

André Roux, da escola iridológica Francesa, propõe uma definição mais extensa e detalhada:
“Método de reconHEcimento dAs ÍRIS Dos oLHos, para estabElecer uM balanÇO dA saÚdE orgÂnicA E metabólicA.

Consiste eM ANALISAR a QUalidadE das estruturas da trama dA ÍRIS, as pigmentaÇÕEs E suAs variaÇÕes, todas as modificaÇÕes sOfridas por eSsa trama, eM relaÇÃO a SUA CONSTITUIÇÃO genotípica E as disposiÇÕes oU tendÊncias HERDADAS oU adquiridas para ter certas enfermIdades.

É por tanto uMa valorIZAÇÃO da QUalidadE orgÂnica e Dos risCos de saÚdE que O indivÍduo sOfre por ela.”

Para o Dr. Bernard Jensen:
...”a Iridologia é uma ciência que não faz diagnósticos, mas que pressupõe o grau de inflamação do organismo, ou seja, os estágios agudos, crônicos e degenerativos, em que se encontram os diferentes órgãos, assim como as suas debilidades”.

O Dr. Celso Batello opina o seguinte:
A Iridologia permite informar sobre a constituição parcial e geral do organismo,...” e faz menção à possibilidade de avaliar os “órgãos de choque”, em relação aos órgãos que holisticamente ou integralmente, o indivíduo mais usa ( consciente ou inconscientemente) na interação cotidiana.

De nossa parte, e tal como nos foi ensinado pelo professor Mario Fontana Del Castillo, pensamos que: Além do valor avaliativo da situação orgânica do indivíduo, e do valor preventivo:

a Iridologia é um método de confirmação do estado atual de saúde e também um método para controlar a efetividade dos tratamentos propostos, em qualquer ÁREA em que trabalhemos.

A Iridologia clássica nos permite verificar os estados de saúde física, com a simples e cuidadosa observação das íris, ao tempo que nos permite clarear algumas situações emocionais do paciente.

Mas com o tempo, surgiu outro método para o enriquecimento da técnica iridológica: O método RAYID, do Iridólogo Denny Johnson.

Este novo aporte, amplia as possibilidades e a própria definição da Iridologia, pois permite, através da linguagem das íris, compreender e traçar um perfil psicológico do indivíduo.

Através de investigações próprias, realizadas em conjunto com o Centro Holístico Energia Vital de Uruguai, baseando-nos na prática cotidiana e nas concepções holísticas da existência toda, estamos concluindo um “mapa energético das íris”, que auxiliará ao Iridólogo ou ao terapeuta vibracional, determinar a localização dos bloqueios energéticos existentes.

Se procuramos sintetizar estas definições, temos que:
A IRIDOLOGIA É UM MÉTODO NATUROPÁTICO POR EXCELÊNCIA DE RECONHECIMENTO DAS ESTRUTURAS, TOPOGRAFIA E PIGMENTAÇÕES DAS ÍRIS, PARA VALORIZAR, ATRAVÉS DELAS, O ESTADO ORGÂNICO DO INDIVÍDUO.

BASEADOS EM UMA VISÃO INTEGRAL, ECOLÓGICA OU HOLÍSTICA DO SER HUMANO E DA SUA SAÚDE, COM A TÉCNICA IRIDOLÓGICA É POSSÍVEL: CONFIRMAR O ESTADO ORGÂNICO ATUAL, PROGRAMAR AS AÇÕES PREVENTIVAS NECESSÁRIAS, CONTROLAR A EFETIVIDADE DOS TRATAMENTOS PROPOSTOS em TODO MOMENTO E EM QUALQUER ÁREA NA QUAL TRABALHEMOS, E TRAÇAR UM PERFIL PSICOLÓGICO E ENERGÉTICO, AO TEMPO DE AVALIAR AS SITUAÇÕES EMOCIONAIS IMPERANTES, ASSIM COMO A INCIDÊNCIA DESTAS FUNCIONALIDADES ORGÂNICA.

Nenhum comentário:

Mapa Iridológico

Mapa Iridológico
Mapa iridológico com base na ectoderme, mesoderme e endoderme

Cadastre seu email e receba nossos boletins

Digite seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

Google